Avisos



Esta pesquisa foi realizada no período de 03 a 06 de Julho de 2012, nos três turnos da Escola Estadual Laerte Correia Lima. Foram entrevistados todos os alunos presentes nestes quatro dias letivos, perfazendo um percentual de 98% do total dos alunos da escola. Com o objetivo de perceber os indícios de utilização do computador e da internet pelos alunos e seus familiares, a fim de poder potencializar o uso do blog como recurso pedagógico ou interferir nos fatores que impedem a sua utilização com eficácia.
Visando as possibilidades de desenvolvimento desta metodologia nas aulas das disciplinas de ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA e MATEMÁTICA, se faz necessário a leitura de cada gráfico e sua análise para melhor entender a participação dos alunos, família e direção nesse processo.
A partir disso, entendemos melhor o comportamento de cada aluno, turma e, ou turno. Visto que o histórico do uso das tecnologias nesta Unidade Escolar é recente e amadora.
 Portanto, aguardo algumas interferências dos colaboradores e interessados a partir de suas conclusões, após análise dos gráficos, na identificação de fatores que podem ser explorados para tornar obstáculos em possibilidades.

 
Um ponto favorável que possibilita o uso do blog pelos alunos desta unidade escolar é o fato da maioria absoluta dos alunos saberem usar o computador. Embora alguns precisem de ajuda, essa informação abre caminho para uma ação conjunta com as outras disciplinas na intensificação de atividades dependentes do laboratório de informática. Visto que o gráfico das visitas ao laboratório apresenta um interesse de 88% dos alunos.


 
Outro fator que dificulta o avanço dessa metodologia é a impossibilidade da maioria dos alunos não poderem aplicar as facilidades do computador em suas casas para interagirem e integrarem a uma nova prática de ensino e aprendizagem com os colegas pela falta de um aparelho em seu domicílio. Além de percebermos as dificuldades retratadas nos gráficos que informam a relação aluno – família e a Lan-House, compreendemos melhor as falas dos alunos.

Aguardem comentarios...



Aguardem comentários...


Aguardem comentários...


Aguardem comentários...


Aguardem comentários...





Analisando este gráfico, pude perceber que um dos empecilhos a ser superado é a falta de relação dos alunos com o correio eletrônico. Ele contribui, em muito, neste processo de potencializar o uso do blog na educação. Assim, os dados apresentados pelos gráficos do e-mail na família, retratam uma necessidade que deve fazer parte das metas para se alcançar os objetivos com o uso do blog. Envolver a família nesse processo é indispensável.


Aguardem comentários...

_________________________________________________________________________________



Colegas!

Aqui está mais uma das propostas deste blog.
Através dos gráficos temáticos*, podemos dispor informações à direção, pais de alunos ou responsáveis, e o próprio aluno que saberão antecipadamente o código de identificação que ajudará para uma leitura particular e individual, onde só o conhecedor deste recurso reconhecerá, no respectivo gráfico, o aluno. Através deste recurso, medidas poderão ser tomadas e sugestões poderão surgir para fortalecer a aprendizagem do aluno.

 *Os gráficos temáticos poderão assumir temas como: atividade em sala de aula, atividade extraclasse, pesquisas, presenças ou ausências nas aulas, etc. podendo ser postado semanalmente, mensalmente ou por unidade. 

2 comentários:

  1. Cleber:
    Como sempre, abençoado no que faz!
    Parabéns por seu Blog!
    Felizes são aqueles que tiveram o prazer de conhecer um enviado por Deus como você!
    Que o Senhor continue iluminando-te junto a sua família e te guiando em todos os passos.
    O caminho da vitória está garantido! Trilhá-lo, será apenas mais um passo rumo ao sucesso!
    Parabéns, mais uma vez!
    Um grande abraço!
    Rose Amaral

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Colega,

    Sei que no caminho encontraremos obstáculos, porém, com certeza, cruzaremos com pessoas interessantes iguais a você.

    Continue... suas postagens são combustíveis para um fazer diferente e melhor.

    ResponderExcluir